Residência Médica Igesdf Instituto De Gestão Estratégica De Saúde Do Distrito Federal

· 3 min read
Residência Médica Igesdf Instituto De Gestão Estratégica De Saúde Do Distrito Federal

O Programa de Residência Médica do Departamento de Dermatologia do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória oferece anualmente 02 vagas de acesso direto, tendo como pré-requisito a graduação completa em Medicina. É a especialidade médica que se integra na área da Gerontologia com o instrumental específico para atender aos objetivos da promoção da saúde, da prevenção e do tratamento das doenças, da reabilitação funcional e dos cuidados paliativos. O geriatra é um médico que utiliza uma abordagem ampla para a avaliação clínica, incluindo aspectos psicossociais, escalas e testes. O local onde você irá fazer residência médica é tão importante quanto a definição da própria especialidade, já que muitos médicos desistem de suas residências porque a especialidade ou a instituição não são exatamente aquilo que esperavam.


  • A grade atual do Programa contempla nos primeiros 6 meses do primeiro ano de residência rotação em estágios para formação básica em Clínica Médica focada em áreas com interface com a especialidade de Dermatologia.
  • A Residência Médica é o caminho para quem quer ser um profissional desta área.
  • A escolha de onde cursar a residência em Clínica Médica em SP realmente não é fácil.
  • Dedicação aos estudos, informações sobre a especialidade desejada e quais instituições são referência nesse campo.
  • Com o objetivo geral de formar recursos humanos especializados em Clínica Médica, foi planejado para obter alto nível de resolutividade e atuação norteada por princípios éticos e técnico-científicos.


Além dessas duas especialidades,  cerca de8% dos profissionais da saúdebuscam atuar na área daGinecologia e Obstetrícia. Essa alta procura é explicada pelaampla atuação dos médicos desse setor, que atendem mulheres desde a adolescência até a terceira idade. Candidatos já podem conferir os gabaritos liberados em dezembro das provas de programas de residência médica pelo país. Formar um radiologista  capacitado a realizar procedimentos invasivos guiados por imagem.

Atendimento Geral:


São 7 mil vagas para residências em todo o país, onde há média de 10 mil formandos anualmente. Ao todo, cerca de três mil ficam de fora do processo e se limitam a clínica geral. Desde 2013, o Hospital Moinhos de Vento é o único hospital brasileiro afiliado à Johns Hopkins Medicine International, o braço internacional da Johns Hopkins, considerado um dos melhores hospitais americanos. Esta é uma afiliação para troca de experiência em assistência, educação e pesquisa.  dieta de nutricionista , incluindo os residentes, podem ter contato direto com os melhores profissionais da Hopkins. Durante o curso, que tem duração de 2 anos, você vai aprender as bases de cada uma dessas áreas clínicas, formando-se como médico generalista.

Segundo Ano De Residência Em Clínica Médica



Um dos diferenciais do programa é a ênfase no desenvolvimento de valores éticos e solidários, tãopresentes no Carisma das Irmãs da Divina Providência. A metodologia vai além da qualificação técnica dos profissionais,investindo em uma formação humana, alinhada aos conceitos de atendimento integral e acolhimento pelos quaisa instituição é reconhecida. Enfrentaremos com firmeza o lobby de poderosos que deseja manter o residente eternamente como mão de obra barata, quase em regime de servidão, e não leva em consideração, em momento algum, o que é melhor para a medicina e para a população. Os residentes participarão dos cursos do Centro de Ensino e Treinamento/IDOR como o – ACLS/AHA e manejo emergencial da via aérea. Como mencionamos, existem mais de 55 tipos de residência médica autorizadas pelo Conselho Federal de Medicina . Porém, algumas delas são mais concorridas, enquanto outras  são igualmente importantes, ainda que menos procuradas.

Medicina Nuclear E Pet-ct


Identificar as doenças de interesse tocoginecológicos clínicos e cirúrgicos. Formular os objetivos intermediários, ou seja, por ano de atividade do médico residente. Cuidar da saúde e das doenças da velhice nos aspectos físicos, cognitivos, funcionais e sociais, nos cuidados agudos, crônicos, de reabilitação, preventivos e cuidados paliativos dos idosos. A UERJ, por meio do HUPE, oferece uma experiência completa para o residente, dando a ele todo o suporte com sua excelência de ensino conquistada com décadas de aprimoramento, para que esteja pronto para atuar no mercado. Você sabia que a UERJ é uma das instituições de ensino superior mais influentes do país?